O momento de escolha da profissão envolve muito mais do que decidir qual curso e área você irá fazer e atuar posteriormente. Existem inúmeras outras questões que são importantes e que muitas vezes nós não sabemos, nem que existem. Um exemplo disso, é que existem tipos diferentes de formação, cada qual com seu objetivo especifico e que pode auxiliar você no momento de escolha.
Quando estava no ensino médio e fui escolher minha profissão eu não tinha ideia que existiam diferentes formas de graduação no ensino superior e realmente só fui descobrir isso quando estava cursando psicologia. E é por isso que hoje, eu te trago essa informação para que assim você pode entender um pouco mais sobre como funciona esse mundo do ensino superior. Você sabia que existem também diferenças entre universidade, faculdade e centro universitário? Pois é, mais esse vai ser tema para um próximo texto, ok?
Dentro do Ensino Superior existem algumas diferenças em relação as formações e cada curso vai pertencer a um tipo especifico, e que normalmente tem um objetivo mais pontual. Alguns cursos podem ser mais rápidos, e te preparam o quanto antes para o mercado de trabalho com conteúdo mais prático, por exemplo. Outros tipos já te possibilitam trabalhar como docente, ou seja, lecionar, ensinar, ser professor. Por isso é importante você conhecer essas diferenças para que possa verificar nas instituições de ensino que você se interessa se o curso almejado corresponde ao seu objetivo de formação.
Mas vamos lá…
CURSO TÉCNICO:
O curso técnico não é a mesma coisa que uma faculdade, ele na verdade faz parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, e seu principal objetivo é formar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho especificamente, isso significa dizer que seu foco é formar trabalhadores. Por este motivo esses cursos são muito mais focados na parte prática do que as faculdades, e existe alguns que são até mesmo 100% práticos. Além disso, esses cursos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, e você pode fazer após o ensino médio ou até mesmo junto com ele.
Calma lá, que vou explicar…
Você tem três categorias de curso técnico que são: Curso Técnico Integrado, Curso Técnico Externo e Curso Técnico Profissionalizante. Na primeira categoria – Integrado – o aluno pode substituir parcialmente o ensino médio, isto é, você precisa terminar o ensino fundamental e fazer o 1º ano do ensino médio, e aí ingressar no técnico integrado. Ao final do curso você recebe o certificado do ensino médio e do curso técnico que você escolheu.
Na segunda categoria – Externo – o aluno pode fazer o ensino médio e o curso técnico em paralelo, por exemplo, no período da manhã cursa o ensino médio e a tarde ou noite o curso técnico. Mas detalhe, o primeiro ano do ensino médio deve ter sido finalizado anteriormente.
Na terceira categoria – Profissionalizante – é destinado a aquelas pessoas que finalizaram o ensino médio e ainda assim buscam um curso técnico. Seria algo como um curso posterior ao ensino médio, e para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, até porque a formação é mais simples.
TECNOLÓGO
Aí nós temos os Cursos Tecnólogos! Os cursos tecnólogos são cursos de ensino superior, mas diferente do bacharelado e licenciatura, ele é um pouco mais focado a atender as necessidades do mercado de trabalho, formando profissionais capacitados, especializados e também atualizados, contando com uma grade mais prática. Dependendo do curso, a duração pode ser de 2 a 3 anos e o estudante consegue ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Ele também pode ser uma boa opção para quem já está no mercado, e precisa se profissionalizar para subir de nível na carreira por exemplo, exatamente por ser mais especifico para aquela área pretendida.
BACHARELADO E LICENCIATURA
Além do Técnico e do Tecnólogo, você também tem o Bacharelado e a Licenciatura.
Os cursos de Bacharelado são os mais tradicionais do Ensino Superior, com duração de 3 a 6 anos, e possui uma formação mais abrangente, propiciando que você possa atuar em várias áreas da profissão escolhida. Enquanto o Tecnólogo te dá uma formação mais especifica para uma determinada área, o bacharelado te possibilita essa abrangência de conhecimento, onde você poderá optar por áreas distintas para atuar. Normalmente o bacharelado é uma ótima opção para quem ainda não está no mercado de trabalho da profissão escolhida, ou ainda não sabe qual área especifica dessa profissão quer atuar. Assim o aluno tem a possibilidade de se decidir neste ponto, durante a sua formação, qual área da profissão que se identifica mais e gostaria de trabalhar.
E a licenciatura segue a mesma linha do bacharelado. A diferença maior é que a licenciatura confere ao indivíduo a possibilidade de lecionar no ensino fundamental e médio. Assim na grade curricular existem disciplinas mais voltadas ao cunho pedagógico, que vão além das disciplinas aprendidas em cursos de bacharel. Isso é, você tem todo o conteúdo do bacharelado mais o da licenciatura que é esse de cunho pedagógico. Assim os bacharéis não podem ministrar aulas para o ensino básico enquanto os licenciados sim.
Bom espero que tenha te auxiliado, a compreender as diferenças entre as formações do ensino superior e assim possa ajudar você no momento da escolha de sua profissão.
Até a próxima!!
Autor: Psicóloga Alessandra de Freitas, CRP 08/23582
Comentários sobre este post