Se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, obtendo nota da redação diferente de zero e pontuação dentro das posições de aprovados, poderá se inscrever em instituições públicas de ensino superior – estaduais e federais, que oferecem vagas para estudantes participantes do ENEM, através do Sistema de Seleção Unificado – SISU. Você pode se cadastrar via internet, utilizando seu número de inscrição e senha do Enem da edição mais recente. As inscrições abrem duas vezes por ano e você pode escolher até 2 opções de curso, tendo a possibilidade de alterar suas opções durante o processo de inscrição se assim eventualmente precisar.
Os estudantes são selecionados conforme sua nota do ENEM, e do número de vagas oferecidas em cada curso, por modalidade de concorrência. O legal é que para o Sisu não tem limite de renda, o que significa que qualquer brasileiro de qualquer camada social, com qualquer que seja sua condição econômica pode se inscrever. Ah e também não importa em qual colégio você estudou (público ou privado), e você pode até ser formado em uma graduação. Mas é importante lembrar que, você necessariamente precisa ter participado da última edição do Enem e não tenha zerado na redação.
Algo interessante de se saber, é que o estudante que for selecionado em sua primeira opção de curso, terá apenas essa oportunidade de fazer sua matrícula. Se for selecionado na primeira, independente de efetuar ou não sua matricula na instituição, não será selecionado novamente.
Importante dizer que algumas instituições oferecem vagas reservadas ou adotam bônus na nota do candidato. Alguns critérios são diferentes também, por exemplo por pesos diferentes e nota mínima, e depende da instituição e do curso.
Para as inscrições, basta entrar no site, não tem custo…
Boa sorte.
Autor: Psicóloga Alessandra de Freitas, CRP 08/23582
Comentários sobre este post