O profissional de Relações Internacionais é o principal representante de um mundo globalizado, com capacidade de acompanhar as rápidas transformações e a complexidade dos fenômenos mundiais, considerando os aspectos culturais na interação com diferentes públicos, sem perder a ênfase nos interesses da sociedade, sob a ótica da contribuição das Relações Internacionais.
No Brasil, grande parte dos profissionais trabalham em grandes empresas privadas, multinacionais. Outras opções são áreas mais diversas como: relações com investimento, importação/exportação, marketing entre outros. Alguns profissionais, ainda, buscam a carreira pública buscando atuar na área de diplomacia, atuando como representante de seu pais em outra nação.
O curso se divide em quatro grande assunto: política, economia, direito Internacional e História. O profissional desenvolve ao longo da formação a capacidade de vislumbrar uma situação em diversos pontos de vista.
Para o exercício da profissão é fundamental uma segunda língua, de preferência o inglês e o espanhol. Com a expansão do mercado dos países emergentes o mandarim é uma opção interessante. Lembrando que não basta falar o idioma, também é necessário conhecer a cultura do pais, sua situação econômica e política. Assim, tolerância cultural e empatia por outros povos são fatores importantes.
Se você não tem certeza sobre qual carreira seguir, podemos auxilia-lo com nosso Teste de Orientação Profissional!
Duração média: 3 anos.
Por: Clariana Mazon – Psicóloga (CRP 08/20209).
Comentários sobre este post