A prova do Enem é composta de 5 avaliações que são ministradas em dois dias de aplicação. Desde o ano passado, a redação passou a ser aplicada no primeiro dia junto com o caderno de ciência humanas e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias.
Se não é a mais importante das provas, podemos dizer que possui grande peso aos candidatos. É a única prova classificatória e eliminatória. Mas o que isso quer dizer? É a única das cinco provas do Enem, que se você zerar, você está fora dos principais processos seletivos para ingressar no curso superior. Então vamos tratá-la com respeito, atenção e carinho!
O Enem solicita aos candidatos um texto dissertativo argumentativo, segue alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na hora da realização da prova.
Primeiro ponto LEIA AS INSTRUÇÕES! O Enem vem solicitando que o aluno faça uma dissertação argumentativa de no máximo 30 linhas. Isso significa que se passar do limite sua prova será zerada. Assim como se você fizer menos de 7 linhas.
NÃO copie os textos de motivadores, como o próprio nome fala estão para motivar, inspirar e não para serem usados na integra.
Muitos candidatos ficam em dúvida se há necessidade de título ou não. O título não é obrigatório, mas se for colocar, cuidado para não repetir o tema da dissertação. E não precisa pular linha para começar.
Outro ponto muito importante, sei que vai parecer brincadeira, mas a redação deve ser passada para folha oficial, se você deixar na folha de rascunho, sua redação não será corrigida. Por isso muito cuidado. Todo detalhe faz diferença.
E por fim, mais não menos importante, o Enem solicita uma proposta de intervenção, então sua dissertação não deve acabar com uma conclusão, mas sim com uma proposta significativa de intervenção social ou ação social. Caso não seja apresentada, você candidato já perdeu 200 valiosos pontos.
Bom a prova não possui muitos segredos, mas precisa ser tratada com todo cuidado. Estude e Boa Sorte!
Autor: Psicóloga Clariana Mazon, CRP 02/20209
Comentários sobre este post