Ei, você sabia que o Prouni pode ser uma boa opção para você ingressar em uma instituição superior? Tenho certeza que em algum momento você já ouviu falar desse programa não é mesmo? Mas mesmo assim vou te explicar como ele funciona, e os quesitos necessários para participar, ok?! Assim você pode tirar suas dúvidas e torna-lo uma opção! Antes de mais nada, é importante saber de onde vem o Programa Universidade para Todos.
Este é um programa criado pelo governo lá em 2004, e tem por objetivo conceder bolsas de estudo integrais e/ou parciais para cursos em instituições de ensino superior privadas. Assim, os estudantes que fizeram seu ensino médio em instituição pública, ou até mesmo em uma instituição particular (contanto que tenha sido através de bolsa integral), poderão ser selecionados através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Desde sua criação até o segundo semestre de 2016, o programa atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, tendo 70% de equivalência a bolsas integrais. Os alunas beneficiados a bolsa parcial, possuem como possibilidade utilizar do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Para se inscrever no processo seletivo do FIES, o candidato precisa:
- ter participado do ENEM a partir da edição de 2010;
- tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação;
- renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
É importante dizer que o PROUNI abre edital para inscrição sempre no início do semestre, e também é um pouco mais exigente, pois possui poucas vagas em comparação com outros programas. Em resumo os critérios básicos para participar da seleção são:
- O estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola pública, ou;
- O estudante tenha cursado o ensino médio na escola particular com bolsa integral, ou;
- O estudante complete o ensino médio cursando parcialmente em cada uma das condições anteriores.
- Pessoas com algum tipo de deficiência mesmo que não se encaixe nos quesitos anteriores.
- E possui pontuação de 450 pontos ou mais e não zerar na redação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
- Para bolsa integral (100%) possui renda per capita de até um salário e meio ou para bolsa parcial (50%) possui renda per capita de até três salários mínimos.
Então é isso aí. Se você se encaixa em algum dos quesitos do Programa, fique atento ao edital de inscrição e bons estudos.
Autor: Psicóloga Alessandra de Freitas, CRP 08/20582.
Comentários sobre este post