Muitos jovens me questionam o que eles deveriam fazer para convencer seus pais a deixarem fazer um certo curso. Outros me dizem que os pais deixaram as possibilidades abertas, com exceção de alguns cursos, e adivinha, justo o que eles queriam.
Claro que não é uma escolha fácil, e também não deve ser encara como definitiva e decisiva para a vida. No entanto é uma escolha que vai influenciar nos seus próximos 2 a 6 anos de vida, dependendo do curso que você for realizar. Então essa pressão dos pais, muitas vezes, torna essa escolha ainda mais difícil, eu sei.
Mas vamos tentar entender o posicionamento dos seus pais. Isso pode facilitar como agir frente a essas situações.
Lembre-se, seus pais nasceram e crescerão em outro tempo social e histórico, e acredite, isso faz toda a diferença em sua visão de vida! Antigamente era comum os filhos darem continuidade a profissão da família. Os pais ensinavam seus ofícios a seus filhos para que esses, quando crescessem, pudessem assumir os negócios da família. Tínhamos famílias de carpinteiro, mecânico, médico etc. Então para os pais não havia dúvidas, o filho iria seguir seus passos. A escolha da profissão não era vista, propriamente, como um problema, uma vez que não existia muita opção das profissões que poderiam ser seguidas.
Porém, com a ampliação das profissões e com uma sociedade cada vez mais dinâmica, todos os anos vemos abrir novos cursos e novas profissões que não existiam. Muitos pesquisadores colocam que 30% das profissões de hoje não vão mais existir. Então essas repetições quase não são mais vistas. Mas, nem por isso os pais pararam de ser grandes influenciadores em sua escolha profissional.
Ainda hoje, vemos que alguns pais depositam seus desejos e sonhos, que não conseguiram realizar, em vocês. Outros pais, sonham e imaginam um futuro melhor ou diferente, com mais possibilidades e perspectiva de crescimento. Até aqui não vemos problemas! Agora a crise inicia quando almejando um futuro diferente do seu, os pais acabam não respeitando suas vontades e sonhos.
E não pense que é por mal, muitas vezes essa pressão não é consciente para eles. Eles podem não perceber o quanto estão prejudicando e, muitas vezes acreditam fielmente que estão ajudando você no processo da escolha profissional.
Masss então, como agir nessas situações?
Agora que já entendemos um pouco, o porquê de certas atitudes, podemos analisar como devemos agir. O que tem que ficar claro, você não precisa seguir os mesmos passos dos seus pais e muito menos tentar concerta erros que eles cometeram no passado. Você deve buscar realizar seus próprios sonhos e aspirações.
Frente a pressão dos pais, é fundamental se posicionar com dialogo e respeito. Conversas abertas respeitando as diferentes opiniões é fundamental. Lembre-se que seus pais buscam o melhor para você e seu futuro. Outro ponto importante é conhecer, muito bem, sobre o curso ou profissão dos seus sonhos. Você pode se surpreender com o poder da argumentação, por isso estar munido de todas as informações (área de trabalho, local, remuneração etc) faz toda a diferença.
Muito dos medos apresentados pelos seus pais é por desconhecer novas áreas de trabalhos. Para muitos é difícil entender que você está trabalhando quando está no seu quarto gravando um vídeo. Aposto que alguns vão falar que você estava jogando vídeo game, conversando, vendo fofoca etc. Por isso conseguir responder os questionamentos em relação ao: salário, rotina de trabalho e estabilidade colabora muito para um diálogo mais consistente.
Outra dica que funciona!! Você já foi nas Feiras de Profissões? Então, essas feiras são muito interessantes para conversar com alunos e profissionais dos cursos que você almeja. Ir com os pais nesses eventos pode dar uma outra perspectiva sobre a profissão. Um terceiro falando sobre o tema dá um outro ar sobre o assunto.
Lembre-se, seus pais só estão preocupados que você tenha uma boa profissão!
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209
Comentários sobre este post