Iniciamos o segundo semestre e agora é a hora de começar a intensificar os estudos ou está na hora do start, para quem ainda não começou. Um bom início é organizar seu planejamento de estudo.
Então vamos lá! Dentro da sua rotina diária organize seus horários de estudos! Importante reservar um período para cada atividade importante: Dormir, Comer, Exercitar, Lazer, Estudos!! Como é? Você está falando que não preciso estudar 24h por dia????? Issso mesmo, todas essas atividades são importantíssimas para sua regulação interna.
Lembre-se, quando não temos uma boa noite de sono, Primeiramente não conseguiremos fixar o estudo realizado no dia anterior. É no sono REM que o conteúdo estudado e aprendido é fixado! Segundo, se não dormimos bem, não conseguimos fixar a atenção por muito tempo e ficamos mais irritadiços.
Bom, comer acho que nem precisamos tecer comentários, rsrsrs! Ter boas refeições é o combustível para que seu corpo funcione da melhor forma possível. Também não vamos nos empanturrar, se não bate aquele sono!
Exercícios e Lazer também são importantíssimos!!! Vamos nos equiparar a um computador, quando estão sobrecarregados eles travam, pifam, bugam etc… Nós somos iguaizinhos, se não descarregamos as tensões, as ansiedades e não liberamos endorfina também vamos travar. Parece trivial, massss a endorfina ajuda a aliviar a dor e ainda regula as nossas emoções ;).
OK!, mas como devemos organizar os estudos? Para um bom aproveitamento os estudos devem ser divididos em atividades específicas que auxiliam na compreensão e fixação dos conteúdos. Não basta apenas estudar um conteúdo, é necessário fazer exercícios e realizar revisões constantes. Segundo Hermann Ebbinghaus nosso cérebro necessita de revisões constantes dos conteúdos, pois ao longo do tempo nosso conhecimento enfrenta a Curva do Esquecimento:
A curva nos mostra que, em uma semana, de forma geral, esquecemos 60% do conteúdo que aprendemos. Isso significa que, se não houver revisões em períodos adequados, os conteúdos apreendidos vão se perdendo! Assim, é recomendado realizar a 1º revisão, ao final do dia; 2º revisão após uma semana e; a 3º revisão após 30 dias de estudo.
Lembre-se no Enem e nos Vestibulares não vamos estudar para uma única matéria, mas sim para 13, se não houver revisões dos estudos que foram vistos no início do ano, há uma grande chance de acontecer aquele brancooo na hora da prova!
Assim como um músculo que precisa de constante exercício para ficar tonificado, o cérebro necessita de constante atividade para ficar afiado e não atrofiar!
Por Clariana Mazon – Psicóloga (08/20209)
Comentários sobre este post