O resultado do vestibular não foi o esperado? Calma você não está sozinho! Essa é uma boa oportunidade de rever sua rotina de estudos. Avaliar se as estratégicas tomadas foram as mais assertivas. Modificar o que for preciso para que o resultado no próximo vestibular seja diferente. Prestar atenção nos erros cometidos é uma ótima estratégia para iniciar um novo processo.
O ano começou, e você deve analisar suas possibilidades: Estudar mais um ano? Começar a trabalhar? Fazer um intercâmbio? Fazer um curso técnico?
Agora, fique tranquilo, se decidir estudar mais um ano, isso não significa que você está perdendo um ano! O vestibular é um processo difícil e você não tinha a obrigação de passar, principalmente se acabou de sair do Ensino Médio. Não se sinta fracassado! Lembre-se todos os grandes sucessos foram procedidos de incontáveis falhas e acredite, vamos falhar muito ainda!
Mesmo que você foi um aluno destaque da sala, aquele que sempre tirava as maiores notas, quando você começa a disputar uma vaga nas Universidades, Centro Universitários e Faculdades você é só mais um no mar de melhores alunos. Em 2011, o G1 trouxe que, de cada 100 alunos que passaram no vestibular da Universidade de São Paulo, apenas 10 alunos tinham acabado de terminar o Ensino Médio. Principalmente nos cursos mais concorridos, os candidatos levam em média até 03 anos.
Como lidar com o insucesso? Esse é um processo que gera muitas expectativas do candidato e de todos que estão envolvidos, mesmo indiretamente. Quando um filho inicia os vestibulares e Enem, toda a família se envolve no processo e, querendo ou não, gera expectativa em relação ao resultado. Nesse ponto não passar não é problema, mas como você encara o fato! Se ficar com nervoso, perder o controle, se colocar como incapaz, a desmotivação continua! Assim, aprender a lidar com as falhas é o grande segredo!
Os alunos que conquistaram uma vaga nos cursos mais concorridos colocam que, procurar um equilibro entre estudos, saúde mental e física foi essencial para conseguir um resultado positivo. Muitos afirmaram que no ano que conseguiram passar estudaram menos que nos anos anteriores. O vestibular ocorre em um único dia, assim até uma noite mal dormida poderá afetar seu resultado. Caso não esteja conseguindo encontrar um equilíbrio poderia ser interessante procurar um profissional especializado que te auxilie nesse processo.
Até a próxima 😉
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post