Realizou o Enem 2019 e não zerou a redação? Então você está apto para se inscrever no Fies 2020!! As inscrições devem ser realizadas diretamente no site do MEC.
CRONOGRAMA:
Inscrições – 05/02 a 12/02
Divulgação – 26/02
Complementação da Inscrição – 27/02 a 02/03
Lista de espera – 28/02 a 31/03
- Fies
Hoje o Financiamento Estudantil é dividido em duas modalidade. O Fies é para o candidato que possui renda familiar de até 03 salários mínimo, por pessoa da família. Esse financiamento possui juros zero e é realizado pela Caixa Econômica Federal. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
- P-Fies
A segunda modalidade é o P-Fies. Nessa modalidade o candidato pode ter até 05 salários, por pessoa da família. O financiamento funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.
- Reformulação do Fies
Para 2021 o MEC prevê algumas reformulações para o Fies. Para poder participar, hoje o candidato só não pode ter zerado a redação. Para o próximo ano, também haverá nota mínima nas provas objetivas. Para as transferências o candidato terá que ter obtido nota superior a nota de corte do curso desejado.
A perspectiva para o P-Fies é que seja independente do calendário do Fies. Assim, a contratação poderá ser feita o ano todo. Outra mudança importante será em relação a renda. Segundo o MEC não haverá mais o limite de 05 salários mínimos por pessoa da família. E não terá mais o Enem como pré-requisito.
Fique de olho!
Comentários sobre este post