Já está por dentro do novo Fies? Para 2018, o Governo Federal lançou mudanças significativas para o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. Para o primeiro semestre de 2018, o candidato precisa cumprir as seguintes regras para poder participar:
- Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010;
- Ter tirado nota igual ou maior que 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação;
- Ter renda per capta máxima de 03 a 05 salários mínimos dependendo da modalidade do Fies.
As mudanças mais importantes do Fies 2018 foram em relação a renda do candidato, os juros e ao pagamento.
Até 2017 poderiam participar do Financiamento os candidatos que possuísse renda per capta até 03 salários mínimos. Para 2018 essa renda foi ampliada de acordo com as modalidades do Fies. Permitindo que os candidatos com até 05 salários mínimos participem do programa.
Em relação aos juros, mudanças boas vieram! Para 2018, os alunos que se enquadram no Fies 1, não haverá juros e para o Fies 2 e 3 os juros são de acordo com o banco financiador.
Outra mudança importante é em relação ao pagamento do financiamento. Até 2017 o aluno teria 18 meses de carência para iniciar o pagamento após finalizar o curso. Com as novas mudanças o pagamento inicia logo após finalizar o curso se o aluno estiver trabalhando. Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início do pagamento ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies.
E por fim, os candidatos dos cursos de licenciatura ou pedagogia ainda possuem uma opção interessante para abater seu financiamento. O professor que financiou seu curso de licenciatura ou pedagogia pode solicitar o abatimento de 1% do saldo devedor por mês trabalhado.
Fique atento às mudanças! Qualquer dúvida um ótimo meio de pesquisa é no site do MEC clique aqui .
Boa sorte!
Autor: Psicóloga Clariana Mazon, CRP 08/20209.
Comentários sobre este post