O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza exames que, além de diagnosticar a educação básica brasileira, possibilitam meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um desses exames.
No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem ser consultados. O acesso às notas na página do Encceja exige CPF e senha. Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação terá o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Nessa ultima sexta feira, dia 06 de dezembro, o INEP divulgou o resultado da prova de 2019.
Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Esta edição do exame teve recorde de participantes presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano passado.
Passou no ENCCEJA? Vem ser #TimeUninter. Siga em frente com a Graduação Uninter, são mais de 122 opções de cursos de Graduação nas modalidades Presenciais, Semipresencial e EAD.
Comentários sobre este post