Conforme se valoriza o direito à inclusão escolar e social de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades/superdotação, é fundamental concretizar os preceitos de uma sociedade justa e democrática, emanados dos Direitos Humanos, e que conferem vida digna aos cidadãos dentro de suas limitações e possibilidades.
O curso, Educação Especial, capacita profissionais para atuar de forma crítica e competente diante das necessidades especiais. Aborda aspectos relacionais, afetivos e sociais diante da diferença, enfocando o compromisso da escola frente à concepção inclusiva e abrangendo concepções atuais sobre educação especial, inclusão escolar e suas possibilidades educativas, a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem.
- Público alvo: Destinada a pessoas com perfil para docência e pesquisa.
- Onde posso atuar? Em escola regular, atendimento educacional especializado, escola especial, hospital e outros contextos, para identificar as necessidades educacionais especiais e implementar estratégias de flexibilização curricular, envolvendo diferentes tecnologias. Também como assistente de professor em sala de aula regular, valorizando a educação inclusiva.
- Áreas principais do curso: Educação para diferentes necessidades educacionais especiais: surdez, dificuldades acentuadas de aprendizagem, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação Ensino Colaborativo Tecnologia Assistiva Neurociência.
- Duração: 03 anos.
Ainda não está seguro do curso que irá realizar? Faça nosso Teste de Orientação Profissional e inicie sua busca pelo autoconhecimento!
Por: Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post