A indecisão é algo muito natural em nossa vida. Em diversas ocasiões e situações ela pode sim, estar presente. Imagine quando você começa a pensar sobre o que gostaria de fazer para o resto da sua vida, seria difícil ela não dar as caras, não é? As vezes pode ser difícil conviver com ela, mas usar de alguns artifícios podem auxiliar nesse momento especifico de escolha da profissão, então aqui estão algumas dicas que podem te auxiliar.
1 – CONHECE A TI MESMO
Parece até uma coisa boba dizer que saber quem você realmente é e o que gosta, pode influenciar na sua escolha profissional. Mas na realidade esse é um dos pontos, se não o mais importante deles, que contribuem para sua decisão. Porque? Ora porque a vida fica mais fácil e divertida quando fazemos aquilo que gostamos certo?! Por isso, é preciso se conhecer de verdade. Trabalhar seu autoconhecimento vai possibilitar que você entenda e compreenda quais são seus reais desejos, sonhos, objetivos de vida, o que é seu e o que é do outro. É importante saber quem você realmente é para que assim você consiga evitar a frustração. Pensando nisso, vamos a próxima dica que é:
2- LISTE SUAS COMPETÊNCIAS, E ISSO INCLUI OS QUE VOCÊ JÁ TEM E OS QUE VOCÊ DESEJA DESENVOLVER.
Você pode fazer duas listas distintas sobre coisas que você gosta e sabe faze, e outra com as coisas que você pode não saber ou não gosta de fazer. A partir dessas listas observe quais são aquelas competências que você consegue se ver usando no seu cotidiano, seja no curso seja no mercado de trabalho e quais são aqueles que você preferiria deixar como hobby. A partir disso, você pode buscar por profissões e carreiras que demandem aquilo que você escreveu na primeira lista, que é a que você gosta de fazer principalmente. Isso faz parte do autoconhecimento e pode te auxiliar a entender alguns aspectos sobre você mesmo que podem ser importantes na sua futura profissão.
3- PROCURE SABER MAIS SOBRE AS PROFISSÕES QUE TE INTERESSAM.
Ok, você buscou entender e compreender seus desejos e gostos, listou e selecionou algumas profissões que te interessaram e comparou com a lista que você fez certo? Agora é hora de saber mais sobre essas profissões. Busque saber o que faz o profissional daquela área, como é o curso e o mercado de trabalho, o que cada profissão exige para ser desempenhada com excelência e tudo que você possa descobrir sobre, para que sua decisão seja mais segura possível. Você pode também comparar essas competências exigidas com as habilidades que você já tem e ver quais você precisaria desenvolver. Aí vem a próxima dica para complementar…
4- CONVERSE COM PROFISSIONAIS DAS ÁREAS ATÉ ENTÃO ESCOLHIDAS
Para que você tenha uma ideia mais real da, ou, das profissões que você escolheu até aqui, a dica é você conversar com alguém que fez o curso, por exemplo. Essa pessoa tem a possibilidade de te contar quais os pontos positivos e quais os negativos vivenciados na faculdade. Você pode também conversar com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, para saber quais as dificuldades do mercado e da profissão e tudo o que você precisa saber para estar preparado para a vida profissional. É legal sempre conversar com mais de uma pessoa, para que você tenha mais visões e opiniões e possa entender como realmente funciona, ao invés de ficar imaginando como é essa ou aquela profissão.
5- NÃO TENHA PRESSA
Não tome decisões precipitadas. Tomar decisões assim e de maneira insegura, muitas vezes terminam no abandono do curso ou até mesmo na escolha de outra carreira no meio do caminho. Mudar de curso não é algo ruim, mas desistir por falta de conhecimento, já não é legal. Além disso, a frustração e decepção podem estar presentes em decisões tomadas precipitadamente. Por isso, não tenha pressa e procure pensar com calma. Take your time!
6- FEIRAS DE PROFISSÕES
Aproveite as feiras de profissões que são disponibilizadas pelas universidades e faculdades. Lá você poderá se aprofundar mais também nos cursos de interesse e tirar as possíveis dúvidas que você tenha sobre as características especificas das áreas.
7- CONVERSE COM SUA FAMILIA
A nossa família tem um papel importante na escolha da profissão, por isso, é legal compartilhar seus anseios e dúvidas e ouvir sua orientação. Ao mesmo tempo é importante também você saber que nossos pais pertencem a uma geração diferente onde o sinônimo de sucesso era a tal da estabilidade financeira. Assim, as profissões que mais garantiam isso eram as conhecidas Medicina, Direito e Engenharia. Claro que hoje em dia o número de profissões disponíveis aumentou e apesar disso, essas continuam sendo as mais preferidas da família. Mas é claro que a escolha é sua e seguindo essas dicas, tenho certeza que fará uma boa escolha.
8- DICA BÔNUS
Saiba que escolher uma profissão não é obrigatoriamente uma decisão para toda a vida, ok? E se você ainda se sentir indeciso, saiba que você também possui várias ferramentas a sua disposição que podem contribuir também na sua escolha, como é o caso da orientação profissional, que pode te auxiliar a ver as opções que você possui.
Bom, espero que essas dicas te auxiliem a fazer uma boa escolha, pautada sempre em você e o que você quer ser quando crescer!
Autor: Psicóloga Alessandra de Freitas, CRP 08/20582
Comentários sobre este post