As vezes nos vemos pegos em algumas pegadinhas. E é normal! Somente com muita pesquisa conseguimos distinguir as diferentes opções de carreiras que temos como opção. Parece loucura mas temos mais de 200 profissões estabelecidas no mercado de trabalho! E para piorar, muitas têm o nome muito parecido, como Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, porém essas ficaram para a próxima.
Agora vamos desmistificas as profissões Pedagogo, Psicólogo e Psiquiatra. Apesar de ter o nome muito parecido, estamos falando de profissões bem diferente. Então vamos começar:
– Graduação
Primeiro ponto a ser analisado é a formação necessária para cada profissão. Não é a mesma? Se você achava que eram a mesma, relaxa, não está sozinho. Mas cada profissão exige uma formação diferente. Para eu seguir na profissão de Pedagogo minha formação deve ser em Pedagogia. Para a profissão de Psicólogo deve realizar o curso de Psicologia. Já para eu ser um Psiquiatra, minha formação deve ser em Medicina.
E a diferença não para por aí, cada uma tem um tempo de duração diferente também. O curso de Pedagogia possui a duração média de 4 anos, Psicologia possui a duração de 5 anos e Medicina possui a duração de 6 anos para se formar em Clínico Geral fora o tempo de residência para se especializar na área de Psiquiatria.
– Prática profissional
Outra diferença importante está na prática profissional. O Pedagogo possui duas áreas principais de atuação. Ele poderá lecionar para os alunos das sérias iniciais ou trabalhar na gestão escolar, auxiliando professores, alunos e pais no processo de ensino aprendizagem.
O Psicólogo possui diversas áreas de atuação, mas atua principalmente na saúde psíquica do sujeito. As áreas principais de atuação são na psicoterapia, organizacional, escolar, forense, hospitalar, transito entre outo.
Já o Psiquiatra atua na saúde, principalmente no diagnóstico e tratamento dos distúrbios mentais, podendo prescrever medicamentos. Não se engane o profissional não se limita a prescrição de remédios, ele também pode estender sua prática profissional com a psicoterapia, com maiores conhecimentos de teorias e técnicas de intervenção sobre a dinâmica do funcionamento mental.
– Ambiente de trabalho
Em sua prática profissional, o ambiente de trabalho pode se distinguir entre esses profissionais. Normalmente o Pedagogo trabalha dentro do ambiente escolar, apesar de estar crescendo uma vertente do Pedagogo dentro das empresas na formação continuada dos colaboradores. O Psicólogo possui um ambiente bem variado, dependendo da área de atuação que for atuar (consultório, hospital, empresas etc.). E o Psiquiatra atua principalmente em consultórios e hospitais.
Bom apesar de algumas semelhanças entre esses profissionais, cada um apresenta sua especificidade. Assim não esqueça, bora pesquisar cada uma das profissões que te interessam. E vamos largar nossos preconceitos de lado!
Caso ainda esteja indeciso qual profissão seguir, faça nosso Teste do Orientação Profissional, pode ser um bom começo na sua jornada de descoberta!
Autor: Psicóloga Clariana Mazon, CRP n.º 08/20209.
Comentários sobre este post