Não sabe qual profissão seguir? Está em dúvida entre diversos cursos? Está se sentindo “empacado” no trabalho? Sua carreira não está evoluindo como você gostaria?
Calma você não é o único! Esses questionamentos estão cada vez mais frequentes entre os jovens, adultos e aposentados. Porém, você sabe qual o melhor profissional para ajudar em suas dúvidas: Orientador Profissional (OP) ou um Coaching de Carreira?
Orientação Profissional e Coaching de Carreira, atualmente, estão entre as opções mais populares no Brasil. Mas qual a diferença entre os métodos?
- Orientação Profissional, normalmente conhecida como “Orientação Vocacional” ou “Teste Vocacional”, busca orientar seu paciente na busca de sua escolha profissional. Normalmente utilizado por alunos nos últimos anos do Ensino Médio, graduandos e aposentados.
A OP proporciona um espaço de reflexão e amadurecimento em relação a escolha profissional, tendo como pilares: Autoconhecimento, Informação Profissional e os Testes psicológicos.
- Coaching de Carreira, tem como objetivo potencializar as metas dos clientes. O Coaching busca um desenvolvimento pessoal e profissional. O profissional proporciona o autoconhecimento do cliente para que este entenda qual é o seu propósito, qual carreira deseja seguir e o que quer alcançar.
O Coaching está baseado em cinco pilares: Coleta de dados, Análise de dados, Estabelecimento de metas, Plano de ação e Obstáculos vencidos.
Assim, a OP é usualmente utilizada por pessoas que estão entrando no processo de escolha de carreira ou por pessoas que desejam fazer uma reorientação profissional. Já o Coaching é mais utilizado por profissionais que buscam alavancar sua carreira, estabelecendo metas e prazos para atingir seu objetivo.
Se ainda está em dúvida qual profissão seguir, faça nosso Teste de Orientação Profissional!
Por: Clariana Mazon, Psicóloga, CRP n.º 08/20209.
Comentários sobre este post