Como você está? Pergunta trivial, que muitas vezes respondemos no automático, porém trata-se de uma pergunta mais que pertinente neste momento! Apesar de nos preocuparmos com o seu preparo e organização, também nos importamos com VOCÊ!
Muitas vezes, iniciamos os estudos com todo o pique, estudando, revisando, fazendo exercícios para ajudar na fixação de conteúdo, no entanto, agora, que chegamos na reta final, não estamos mais achando ânimo para estudar. Tudo está parecendo mais atrativo do que estudar. Quando vamos para o local de estudo nos sentimos angustiados, inquietos e desatentos. E nos perguntamos: O que está acontecendo comigo?!?!?!?!?
O período que antecede o Vestibular ou o Enem pode mexer com nosso emocional. Ao longo do período de preparação sofremos com pressões que vem de todo os lados! Nós nos cobramos, nossos pais e familiares, a escola ou o cursinho. Todos criam suas expectativas em relação as notas e aos resultados. Cuidadooooo, a cobrança desmedida pode fragilizar ainda mais nosso emocional, podendo nos levar a um estado depressivo.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, somos o país mais depressivo da América Latina. Em 2017, mais de 5,8% da população do Brasil foram diagnosticados com estado depressivo, isto é, cerca de 11,5 milhões de pessoas. Se focarmos nos jovens, com idade entre 15 a 26 anos, mais de 21% apresentam sintomas do quadro depressivo.
Por isso, Como você está!? É uma pergunta mais que importante. Segundo José Alberto Del Porto, professor da USP “nem todos os pacientes relatam a sensação de tristeza, muitos referem, sobretudo, a perda e capacidade de experimentar prazer nas atividades em geral e redução de interesse pelo ambiente”. Assim, podemos reagir de forma distinta, o quadro depressivo pode variar de pessoa a pessoa.
Como já trabalhamos, para que os resultados almejados sejam conquistados, precisamos estar BEM: fisicamente, psicologicamente e biologicamente! Nosso corpo é uma máquina complexa que precisa de muito cuidado. Em algumas horas, precisamos de um tempo para nós, precisamos de ajuda para lidar com situações que estão fora de nosso alcance. Fique calmo, você não está sozinho! 😉
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post