Provavelmente você já ouviu falar sobre o tão “temido” Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Digo temido, porque muitas pessoas realmente possuem certo receio quanto ao exame, e mesmo sabendo do seu valor muitas vezes deixam de fazê-lo. Mas é importante sabermos que o ENEM, não é um simples Exame do Ensino Médio, pois além de avaliar os estudantes de todo o país que se encontra, em tese, em um mesmo nível de escolaridade, de alguma forma avalia também como está sendo o ensino e aprendizagem escolar de uma maneira geral no país, e em termos de qualidade e eficiência.
Mas ok, você chegou ao Ensino Médio, e agora? Além de todos os fatos novos que você começa a ter em seu cotidiano, todas essas mudanças que existem, ainda tem que saber tudo sobre o Enem? SIIMMM, porque o Enem é uma das maiores portas de entrada para o ensino superior, e por isso, indispensável em sua vida.
O fato é que pelo país existem muitas instituições que já iniciaram um processo de mudança, digamos assim, introduzindo primordialmente no processo seletivo a nota do Enem como recurso obrigatório, um exemplo é a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Estamos na reta final para a prova do ENEM deste ano (2018), mas não se desespere,
se você ainda não viu por exemplo, qual o local que foi disponibilizado para você realizar a prova, pode acessar esse link aqui ó: http://www.linknofuturo.com/blog/enem-2018/ -> A psicóloga Clariana trouxe algumas informações a respeito para você. 🙂
Agora, você foi lá fez Enem, arrasou na prova e onde é que você vai usar isso?
Bom um dos pontos mais importantes então, é que se você quer fazer seu curso superior usando algum dos programas do governo como Fies, Prouni, Sisu, necessariamente você vai utilizar sua nota do Enem, pois ele é critério fundamental. Além disso, o Enem é a primeira fase de alguns concursos públicos como por exemplo o da Policia Militar da Parnaíba, que usa o Enem como fase teórica de classificação desde o ano de 2013.
Além disso, se você quiser estudar fora do país, lá em Portugal, você também pode, através da nota do ENEM. Uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) e o IPMAI (Instituto Politécnico da Maia), possibilitou aos alunos brasileiros o ingresso em uma instituição de Ensino Superior de Portugal através da prova do Enem. Até fevereiro deste ano, a lista de possibilidade conta com 28 instituições públicas e privadas.
Se você quiser conhecer as instituições portuguesas parceiras e saber também como funciona o convênio, basta clicar aqui: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem/enem-em-portugal
É, parece que o Enem é mesmo importante não??? Bora estudar e praticar a redação que é o único aspecto eliminatório da prova. Sei que você vai se dar muito bem.. Boa sorte
Por Alessandra de Freitas – Psicóloga (CRP 08/23582)
Comentários sobre este post