O mercado de trabalho está cada vez mais diversificado, novas profissões estão se estruturando no mercado enquanto outras estão perdendo mercado. Por isso escolher um carreira está cada vez mais complexo. Ao escolher uma profissão, não estamos escolhendo apenas um trabalho, mas sim iniciando um Projeto de Vida. Vários fatores estão envolvidos nesses projeto e que influenciarão nas possibilidades futuras que irão se abrir.
Primeiramente é importante ressaltar, não há formula mágica, nem teste e muito menos uma pessoa que irá resolver esse questionamento para você. Fazer essa escolha é um processo de autoconhecimento, conhecimento das possibilidades e sobre o mercado.
- Autoconhecimento
Se não é o principal, é um dos mais importantes passos no processo de escolha profissional. Saber quais são suas aptidões, gostos e desejos podem facilitar a ver as possíveis profissões que tem mais a ver com os seus interesses.
Saber o que você ama e o que te motiva é muito importante! Esqueça a ideia de “vocação”. Esteja aberto a experimentar coisas novas e diferentes.
- Conheça as profissões
O mercado é muito dinâmico. Está em constante mudança e renovação, então conhecer as profissões é muito importante. Agora cuidado ao se limitar apenas as profissões tradicionais. Essas profissões são importantes e possuem um mercado mais conhecido, porém profissões novas podem ser ótimas opções com o mercado em crescimento.
Conversar com estudantes e profissionais das profissões é muito importante. Assim você irá conseguir ter uma noção melhor do que vai enfrentar ao longo da graduação e na vida profissional.
- Mercado de trabalho
Não basta conhecer apenas as profissões, entender o movimento do mercado é muito importante. O mercado de trabalho está em constante mudança entender essa dinâmica pode auxiliar em sua escolha. Toda profissão há mais de uma opção de atuação.
Ainda não sabe por onde começar, você pode começar pelo Teste Vocacional!
Comentários sobre este post