A carreira de Comissário de bordo chama a atenção das pessoas que gostariam de trabalhar viajando pelo mundo. Além de ser uma profissão cercado de glamour, também oferece algumas vantagens a seus colaboradores: passagens grátis, hospedagens em ótimo hotéis etc..
Porém não podemos esquecer que carreira de comissário é exigente e requer muitas responsabilidades. Mais do que o responsável pelo recebimento e atendimento à tripulação e aos passageiros de um avião, o comissário é um importante elemento para a segurança da aeronave e todos os presentes durante todo o voo.
Bom, após analisar todos os prós e contras vamos as exigências mínimas:
- Altura: Por lei, as mulheres devem ter mais que 1,58 m de altura e os homens mais de 1,65 metros.
- Idade: É necessário que o comissário seja maior de idade, ter mais que 18 anos. Não há na Lei menção de uma idade máxima. O que torna uma opção interessante para quem deseja mudar de profissão!!
- Educação: Para seguir carreira de Comissário não é preciso ter curso superior. O candidato deverá ter o Ensino Médio completo. Também não é exigência ter uma segunda língua, porém devido ao número de estrangeiros visitando o país é um, DIFERENCIAL ter o inglês e ou o espanhol.
- Formação: A pesar de não ter a exigência de um curso superior, o candidato terá que realizar um curso preparatório ministrado por alguma escola credenciada pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal que normatiza, fiscaliza e controla a aviação civil no país.
- Mercado de trabalho: A idade mínima inicial é 18 anos, mas as empresas costumam contratar pessoas na casa dos 20 anos. Existe a possibilidade de contratar pessoas mais velhas dependendo da qualificação delas. É um mercado em crescimento, pois cada vez mais aumenta o número de pessoas que viajam utilizando o avião.
Se você não tem certeza sobre qual carreira seguir, faça nosso Teste de Orientação Profissional.
Por, Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post