Estamos na era das distrações, isso é um fato!! Mas, é fato também que somos usuários de informações mais eficientes quando conseguimos nos concentrar em uma ocupação por vez. E quando falamos de educação, estudos e vestibular, não é diferente.
Por isso conheça agora, quais as maiores distrações hoje dos estudantes e como podemos “dribla-las”.
Celulares e suas Redes Sociais – Nosso celular é uma distração que as vezes acaba sendo quase que, uma tentação, quando o assunto é estudos. E talvez não tanto o aparelho em si, mas o que ele contém e o que pode possibilitar de prazeroso para nós. É tão fácil se distrair quando estamos com o celular por perto, não e mesmo? Várias notificações e aquela vontade quase que irremediável que temos de dar uma olhada na informação que chegou quando escutamos um barulhinho especifico, e é fato que todo mundo fica na curiosidade para saber o que anda rolando nas redes sociais, por exemplo.
Facebook, Instagram, Snapchat e etc. tudo isso que nos mantem em contato com o mundo todo literalmente. Mas quando falamos de estudos, você já sabe né, elas são incrivelmente “destruidoras”, digamos assim. Aquela olhadinha que seria de apenas 10 minutinhos, se torna em 3 ou 4 horas né? Então a dica é: olhe as atualizações e notificações depois de estudar, e use isso como uma recompensa pelo seu estudo. Durante seu momento de estudos, deixe seu celular em modo avião, assim as mensagens e notificações vão chegar, mas você não vai saber e vai continuar concentrado nos estudos. E ai depois você vai ter tempo para responder tudinho!!!
Procrastinação – A procrastinação é um dos maiores males da vida. Sempre existe aquilo que “faz” com que digamos: “ah, depois eu faço”. E não é diferente com os estudos. É nessa de “depois eu faço”, que os conteúdos vão se acumulando e se tornam naquela “temida” bola de neve. Quando você se der conta, terá muito conteúdo para estudar em pouquíssimo tempo. Então, estude um pouco todo dia, assim você não acumula e pode curtir mais a parte do tempo que sobrar, sem preocupações.
Jogos – Os jogos entram na mesmo caminho das redes sociais. Você pensa “ah, só uma partida” e quando viu já entrou madrugada a dentro jogando, vai por mim, sei bemmmm o que e isso. É claro que você não precisa se privar de jogar ou algo assim, mas é importante separar um momento para isso de maneira que não vá atrapalhar seus estudos, principalmente por desatenções, ok?
Seriados e a tal da Netflix – Ok. Vamos combinar que realmente isso é algo muito tentador. A vontade de assistir mais e mais episódios em sequência que muitas vezes nos dá uma sensação de prazer e euforia, principalmente daqueles que a gente mais ama, parece maior do que a gente gostaria. Parece crueldade não dar continuação, mas eles acabam sendo uma das maiores distrações que temos quando falamos em estudo. Então é aquela coisa, separe um tempo no seu final de semana para pôr a série em dia e utilize a semana para seus estudos, certo? Tenho certeza que elas não vão fugir da telinha!
“Sonequinha” – Sabe quando você chega em casa depois da aula, e te dá uma vontade imensa de dar aquela dormidinha? Pois é, o problema não é dormir depois da aula. O problema é dormir a tarde toda e acabar perdendo um momento que poderia ser de estudos e recapitulação de conteúdos aprendidos durante a manhã. Então, durma, pode dormir claro, mas coloque o despertador para funcionar e utilize seu tempo para descansar e estudar!
Agora que você já viu algumas das possíveis distrações que temos no nosso dia-a-dia como estudantes, vou te dar mais algumas dicas que pode te auxiliar nesse momento, principalmente quando nos sentimos desatentos, e desmotivados para o estudo extracurricular propriamente dito.
Não estudar apenas o que gosta – é isso mesmo, temos uma grande tendência a estudar apenas aquilo que gostamos e que temos facilidade. Eu por exemplo, sempre fui boa em história e biologia, mas eu tinha que me dedicar mais as disciplinas de matemática, física e química que eram as que eu mais tinha dificuldade. Eu sei que pode ser chato no início, mas aos poucos você começa a compreender melhor o conteúdo, e o que era difícil e você não gostava muda de rumo, e passa a ser tão legal quanto as outras.
Organização – Caramba! Se tem algo que pode te ajudar a estudar é a tal da organização. E não estou dizendo da organização do seu quarto ou local onde você estuda não! Bom isso também ajuda, mas estou me referindo a organização do conteúdo a ser estudado. Quando você não sabe o que estudar, e até mesmo por quanto tempo estudar, você pode ficar meio perdido, e acabar se distraindo mais facilmente. A desorganização nesse ponto é uma grande vilã. Por isso, procure estabelecer uma ordem de conteúdos e quanto tempo você estudará cada um deles. Se você seguir aquela dica sobre estudar um pouquinho a cada dia, pode programar qual disciplina vai estudar em cada um dos dias da semana.
Pensamentos negativos – Os pensamentos negativos podem ser muito sabotadores nesse momento, e podem levar à procrastinação, por exemplo. Quando a gente pensa assim: “ah não consigo estudar”, “essa matéria é muito difícil” “não consigo entender esse conteúdo” e assim por diante, você pode acabar se sentindo desestimulado para aprender e memorizar. E sabemos que essas duas coisas estão bem interligadas e se relacionam também com suas emoções. No processo de aprendizagem, três coisas são bem importantes – Atenção, Vigilância e Motivação – Ei, vou falar mais sobre isso e outro texto ta, então fica comigo por aqui – Por isso, mande embora esses pensamentos negativos transformando os em algo positivo e de motivação.
Não estudar demais – Parece até loucura eu dizer para você não estudar demais né? Mas é certo que se você estudar por horas e horas a fio, mesmo que sejam conteúdos diferentes, chegará um momento em que seu cérebro já não armazenará todas as informações, e isso é comprovado cientificamente. O cérebro assim como o resto do corpo também precisa de um time para descansar.
Então a dica é: estudar sim, de maneira organizada, e dar um tempo de descanso para quando você voltar a estudar estar apto para memorizar e aprender mais. Ah, lembrando que o processo de fixação na memória das informações que recebemos ocorrem também enquanto dormimos, então uma boa noite de sono, além de descansar e repor energias, te possibilita maior fixação e memorização dos conteúdos, ok?
Espero que essas dicas possam te ajudar!
Ah, e mais uma coisinha:
Se ainda não iniciou seus estudos, acesso nosso cursinho online “Pré-Enem”que pode te auxilar nesse processo! #ficadica
Autor: Psicóloga Alessandra de Freitas, CRP 08/23582
Comentários sobre este post