Com a publicação do edital, a preparação para a prova do ENEM começa a ficar mais séria e real. Estamos a 07 meses da prova então bora iniciar nosso plano de estudos. A prova do Enem será aplicada nos dois primeiros domingos de Novembro, dias 03 e 10. Ao longo desses dias os candidatos irão realizar 05 provas:
- Linguagem, código e suas tecnologias;
- Redação;
- Ciência humana e suas tecnologias;
- Ciência da natureza e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias.
Apesar da melhora no desempenho dos alunos na média geral, em uma prova específica, REDAÇÃO, a dificuldade ainda persiste. A modalidade da prova de redação vem se repetindo ano a ano, trata-se de um texto dissertativo argumentativo que deve conter no mínimo 07 e no máximo 30 linhas e deve respeitar 05 competências: Norma culta; Adequação à proposta; Seleção e organização dos argumentos; Desenvolvimento argumentativo e; Proposta de intervenção social ou ação social.
Apesar da melhora no desempenho dos alunos, a cada ano temos menos alunos com nota máxima, atingindo os 1.000 pontos. Fazendo um pequeno retrocesso em 2014 tivemos 250 alunos com pontuação máxima. Em 2015 os números caíram significativamente, tivemos 104 alunos, em 2016 o número reduziu para 77, em 2017 apenas 53 alunos e na última prova tivemos um pequeno avanço com 55 alunos nota mil.
Diante deste panorama, Lucas Felpi um dos alunos nota 1.000 de 2018 teve uma BELÍSSIMA INICIATIVA. Sonhando realizar uma mudança social o estudante entrou em contato com alguns alunos que também tiveram pontuação máxima no Enem e desenvolveram a “Cartilha Redação a Mil”!!!! .
Download Cartilha Redação a Mil!
Segundo Lucas a Cartilha visa a democratização da educação. Assim, os alunos disponibilizaram, de forma gratuita, 30 redações nota 1.000 para toda a comunidade. A cartilha conta com texto de alunos de todas as idades e de todas as regiões, alunos que realizaram o Enem como treineiro a alunos que já são formados, desde Letícia com 15 anos a Thais com 28 anos. A proposta é incentivar e desafiar os candidatos de 2019 a aumentarem as redações nota 1.000 para 100, 200…
Bora encarar esse desafio? 😉
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP n.º 08/20209
Comentários sobre este post