Você já pensou o que vai fazer após finalizar o Ensino Médio? São tantos os caminhos possíveis, alguns irão ingressar no mercado de trabalho, outros irão fazer um intercâmbio e uma grande parcela irá iniciar uma graduação. Independente de qual é o seu sonho ou objetivo o importante é estar atento nas possibilidades!
Se você quer iniciar uma graduação, fique atento as dicas importantes:
- Vestibular tradicional
Processo mais antigo e tradicional de ingresso ao Ensino Superior, o vestibular tradicional é o processo seletivo individual de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Esse processo seletivo é realiza por meio de uma prova com questões referentes aos conteúdos do Ensino Médio.
O vestibular pode conter provas objetivas ou dissertativas e dependendo da IES pode ser solicitada uma redação. Fique atento, algumas Instituições podem solicitar Provas de Habilidades Específicas para alguns cursos. Por isso é muito importante analisar o edital de cada vestibular!
- Avaliação seriada
O Processo Seletivo Seriado, ou avaliação seriada, está sendo disponibilizado por algumas Instituições de Ensino Superior como uma alternativa ao vestibular tradicional. Nesses casos as provas serão sequenciais e realizadas em cada ano do Ensino Médio. Cada prova avalia o conteúdo do ano cursado.
As IES que utilizam, normalmente, abrem inscrição para o aluno no primeiro ano do Ensino Médio e o curso só é escolhido no final da realização das três provas. O estilo da prova é muito parecido com o vestibular tradicional. Normalmente, a nota final da Avaliação Seriada é a média das três provas.
- ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 como uma forma de medir a qualidade das escolas no país. Desde então ele foi aprimorado e em 2009 começou a ser utilizado também como ingresso para o Ensino Superior.
Atualmente a prova é realizada em 02 dias, com 180 questões objetivas e uma redação. Após a nota ser divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) o aluno pode optar como deseja utilizar sua nota para ingressar ao Ensino Superior: PROUNI, SISU, FIES, Bolsa Institucional.
Lembre-se muitas Instituições estão utilizando a nota do ENEM como classificação para Bolsas Institucionais próprias. Caso não se enquadre as normas para os Programas do Governo, essa pode ser uma ótima estratégia para conseguir bolsas de até 100% nas Instituições privadas.
😉
Comentários sobre este post