Estamos sempre trazendo a importância de se desenvolver um hábito de estudo e nesse momento que estamos vivendo, de quarentena devido a pandemia de coronavírus, o hábito de estudo se mostra cada vez mais necessário. Existem muitas maneiras de você manter os estudos em dia na sua casa. Com a crescente da internet, rede sociais muitas opções estão sendo ofertadas: aulas a distância, lives, cursos livres e até mesmo videos nas redes sociais que podem se tornar grande aliadas.
Lembrando que muitos Estados já começaram a se organizar, em conjunto com as Secretarias de Educação, para auxiliar você nesse momento. Estados com São Paulo, Paraná, Paraíba,Sergipe entre outros estão disponibilizando plataformas de estudos para que os professores disponibilizem conteúdo aos alunos. Clarooooo que essas ferramentas não são perfeitas, apresentam falhas e podem ser melhoradas! Se você está se preparando para o Enem e Vestibular temos o Pré-Enem para auxiliá-lo!
Agora, mesmo com todas essas ferramentas, se você não estabelecer uma rotina eficiente e compatível com suas limitações, a desmotivação pode tomar conta. O cuidado que devemos ter são essas limitações. Importante lembrar que não estamos nas situações ideais de estudo. Muitos não terão em casa um lugar reservado para fazer suas atividades, aquele cantinho tranquilo e sem distrações. Muitos estão com os familiares também em casa, podendo dificultar a concentração. E você não terá aquele professor para tirar suas dúvidas na hora. Que falta o professor está fazendo!
Então, não adianta exigir que você tenha o mesmo rendimento se estivesse em sala de aula ou no cursinho. Essa comparação e exigência só lhe trará desânimo, uma vez que é difícil de ser atingida. Você tem que ter o melhor rendimento dentro das suas possibilidades!
Frente a tudo isso, vamos a algumas dicas que podem ajudar:
- Rotina: Importante criar uma rotina de horário de estudos. Isso auxilia o cérebro a transformar essa rotina em uma hábito de estudos. Lembre-se de observar quando os conteúdos e as aulas serão disponibilizadas.
- Pausas: Elas são fundamentais para recuperação da energia, concentração e atenção. As pausas possibilitam um descanso que favorece o estudo por mais tempo com maior qualidade.
- Distrações: Como já falamos, nem sempre teremos o local ideal e as distrações podem te sabotar. Como assim? Você, muitas vezes irá utilizar o celular, computador e até mesmo a TV para os estudos, cuidado com os aplicativos de interação social, eles podem ser uma fonte de distração. Quem nunca foi dar uma olhadinha no instagram ou no twitter e perdeu horas sem nem perceber?!?! Tudo bem, isso é normal, por isso temos que tomar cuidado. Em relação as pausas que mencionamos a cima, devem ser pausas de 20 a 30 minutos, cuidado para não virar horas. Quando estamos em casa as distrações são muito mais tentadoras!!!!
- Procrastinação: Aquele velho hábito de deixamos sempre para depois. Nesse momento devemos nos lembrar que não poderemos fazer apenas o que queremos, também teremos que fazer o que devemos fazer. Quando deixamos sempre para depois, os conteúdos vão se acumulando e não vemos jeito de colocar as atividades em dia. Não deixe para depois o que pode começar hoje ;)!
Por, Clariana Mazon, Psicóloga CPR 08/20209.
Comentários sobre este post