Já se decidiu que quer fazer Engenharia? Ótimoooo. Mas qual engenharia?
O guia do estudante lista 37 engenharias, temos desde Engenharia Acústica a Engenharia Têxtil. Decidir qual das engenharia você irá seguir é a grande questão. Lembrando que, apesar de todas as engenharias estarem na área das ciências exatas e informática, cada uma atuará em uma área especifica.
Então, bora diferenciar as Engenharias: Computação, Produção e Elétrica.
Engenharia da Computação: O profissional projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas computacionais. Seu foco é Hardware, o profissional entende de placa e circuitos e pode criar sistemas digitais, computadorizados e robôs. O currículo traz matérias básicas de engenharia, álgebra e cálculo, e específicas, como linguagens de programação.
Engenharia de Produção: Profissional essencial em quase todos os setores. Cabe gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade. O engenheiro cuida do planejamento da linha de produção, seu controle, os sistemas de abastecimento, a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade do sistemas.
Engenharia Elétrica: O engenheiro lida com a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. O profissional considera fatores como custos localização e segurança. O engenheiro irá trabalhar no desenvolvimento de componentes eletrônicos, na operação e na manutenção de equipamentos. Além disso poderá participar do projeto e da construção de usinas e fazer os estudos sobre eficiência energética.
Cada engenharia possui uma área de atuação muitoooo específica, se ainda não se decidiu qual das engenharias gostaria de seguir, faça nosso Teste de Orientação Profissional! 😉
Boas escolhas!
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post