Eitaaa assunto que não se esgota. Mas vamos lá! Vamos igual Jack Estripador, vamos dessecar a escolha profissional por partes. Já demos dicas de como fazer uma escola assertiva de acordo com suas habilidades e desejos, falamos dos pontos que podem influenciar sua escolha, se a remuneração é importante, e agora vamos fazer uma distinção de dois conceitos que perpassam o processo: Profissão e Carreira!
Para fazer uma boa escolha é importante entender algumas diferenças. São termos comuns nesse processo, mas que nem sempre estão claros e bem definidos. Saber diferenciá-los é importante para sua organização e escolhas.
O dicionário nos traz que profissão é a capacidade de o indivíduo especializado para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. Ou seja, é o que estudamos e nos preparamos para executar no nosso dia a dia profissional. Para exercer a profissão é necessário habilidades e competências especificas para sua execução, por exemplo: Psicólogo, Dentista, Advogado etc. Porém cada profissão possui diversas áreas de atuação e em cima dessas áreas que você irá construir sua carreira.
Segundo Martins (2001) podemos considerar que etimologicamente, a palavra carreira originou-se do latim e tinha como significado estrada rustica. Foi apenas em meados do século XIX que a carreira começou a ser relacionada com a trajetória profissional. Hoje entendemos carreira como a estrada que desejamos construir ao longo de nossa vida profissional. Essa estrada será trilhada de acordo com seus objetivos e das oportunidades que lhe são apresentadas.
Diante disso, agora podemos entender como duas pessoas que tiveram a mesma formação acadêmica possuem carreiras totalmente distintas. Acredite, seus colegas de sala seguirão os caminhos mais diversos. Vou me usar como exemplo 😉 ! Meus colegas de turma, do curso de psicologia, após a colação de grau seguiram os mais diversos caminhos. Alguns foram para a clínica, outros foram para a área empresarial, teve aqueles que foram trabalhar nas escolas e tiveram os que não seguiram na área de formação.
E então me diga: você já escolheu sua profissão? Já traçou a carreira que almeja seguir? Não fique chocado se seguir em uma área totalmente diferente. Você poderá se influenciar com diversos fatores ao longo da sua graduação. Nem sempre você escolherá realmente o rumo que sua carreira vai seguir, muitas vezes, os primeiros passos são dados quando você consegue o primeiro estágio ou o primeiro emprego de fato.
Então, vamos por passos, caso ainda esteja em dúvida em qual profissão irá seguir, podemos auxiliar o início desse processo com nosso Teste de Orientação Profissional! Fique atento nos textos e vamos conversando!
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post