No texto passado, a Psicóloga Alessandra trouxe algumas questões importantes sobre quais fatores são importantes na hora de fazer uma escolha. Quando questionamos entre Satisfação Profissional ou salário? As duas coisas são importantes! Na verdade, uma vem em consequência da outra. Não há como priorizar o salário da satisfação profissional e nem a satisfação da remuneração. A pergunta de 1 milhão de dólares é:
Como encontrar a profissão que
proporcione um bom salário e traga satisfação?
Essa sim é a grande pergunta do processo de escolha! Infelizmente, não há uma receita de bolo que sirva para todas as pessoas. E nem um teste que irá decidir qual profissão trará satisfação pessoal e boa remuneração. Para esse questionamento devemos parar e analisar TODOS os fatores que perpassam o processo.
Seus Gostos — Influências — Autoconhecimento — Áreas de Atuação — Mercado de Trabalho
São raras as profissões que você, recém-formado, irá receber uma remuneração considerável. Normalmente iniciamos a carreira com um salário de assistente e aos poucos vamos subindo de nível. Claro, como tudo na vida, há exceções que possibilitam uma boa remuneração inicial, podemos citar: concursos públicos e os médicos. Porém nada virá de mão beijada! Os concursos são processos concorridos que necessitam de esforço e dedicação e a carreira de médico além de ser um dos cursos mais difíceis de se passar, possui o maior tempo de duração, no mínimo 06 anos de estudos.
Mas calma!!!! Todas as profissões podem chegar a uma remuneração elevada.
Lembre-se a remuneração não está ligada a profissão em si, mas ao profissional que exerce a profissão. Ser um profissional diferenciado que busca nichos de trabalho que não foram explorados por outros profissionais faz toda a diferença para uma remuneração mais elevada.
Outro ponto importante é manter-se atualizado. De acordo com a consultoria Ernst & Young, uma das maiores consultoras do mundo, aposta que pelo menos 10 profissões deixarão de existir até 2025. Assim, fique atento as mudanças do mercado e busque sempre se reinventar para não se tornar um profissional obsoleto. Note as tendências do mercado e considere as carreiras não tradicionais.
Ainda não começou seu processo de escolha, podemos ajudar a dar o primeiro passo. Faça nosso Teste de Orientação Profissional.
Fique atento que vem mais textos para auxiliá-lo. Boa sorte!
Por Clariana Mazon, Psicóloga 08/20209.
Comentários sobre este post