O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, foi criado em 2002 para auferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
Ele foi criado com a finalidade de auto avaliação para os jovens e adultos e oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar. Porém, com a indisponibilidade de utilizar o Enem como fechamento do Ensino Médio, a partir de 2017 o Encceja ganhou novas finalidades. Em 2017 o Encceja passou a ser utilizado para fechamento do Ensino Fundamental e Médio.
Público Alvo: Direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou exterior que não tiveram oportunidade de terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada:
- Ensino Fundamental: 15 anos no mínimo;
- Ensino Médio: 18 anos no mínimo.
Estrutura: A prova do Encceja está dividida em 4 provas com 30 questões cada e a redação.
- Encceja Ensino Fundamental:
– Português, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira;
– Matemática;
– História e Geografia;
– Redação.
- Encceja Ensino Médio:
– Linguagem, código e suas tecnologias;
– Matemática e suas tecnologias;
– Ciência Humanas;
– Ciência da Natureza;
– Redação.
Emissão Certificado: Para os candidatos residentes no Brasil, quem emite o certificado é a SEED e ou Instituto Federal de Educação e Tecnologia que o aluno indicar no momento da inscrição e não o Inep.
Aproveitamento: Os alunos que não conseguiram nota suficiente para o fechamento do Ensino Fundamental ou Médio poderão utilizar EJA – Educação de Jovens e Adultos para concluir seus estudos, podendo ter dispensas de disciplinas de acordo com seu aproveitamento no ENCCEJA.
Novidade 2019: A partir dessa edição os candidatos precisarão justificar a falta no dia da aplicação da prova para terem a isenção da taxa de inscrição caso o aluno queira fazer a inscrição em uma edição posterior.
Fique atento e bons estudos!
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209.
Comentários sobre este post