Nosso cérebro busca a todo momento transformar ROTINA em HÁBITO. Os hábitos poupam energia do cérebro, uma vez que, o mesmo não precisa se preocupar em ter que pensar em todas as ações para desempenhar uma atividade.
Muitas pessoas que não gostam de rotina, não verão vantagens no desenvolvimento de hábitos diários. No entanto nosso cérebro está procurando maneiras de poupar esforços, ou seja, transformar rotina em hábito.
O hábito são aqueles comportamentos que realizamos automaticamente, são atividades que não dispendemos muita energia para ser realizada. Com a criação de hábitos o cérebro não terá preocupação do que irá ocorrer, aliviando assim a preocupação de ter que pensar em todas as ações.
Mas como eu desenvolvo um hábito de estudo?
Primeiramente você deverá analisar sua rotina. Nesse momento faça uma tabela e localize suas atividades diárias. Assim, terá uma melhor perspectiva do seu tempo. Defina quais horários possui atividades programadas e quais horários estão livres:
Procure em sua tabela os horários que você tem livre. Para desenvolver um hábito de estudo é importante que a atividade seja desenvolvida no mesmo horário e local. Seu cérebro percebe que está executando uma mesma tarefa no mesmo horário, esse comportamento ajuda a reforçar seu hábito.
– Tempo: Desenvolver o hábito de estudo exige paciência e persistência. Por isso bora começar! Inicie com um tempo curto, 30 minutos, com leituras de revisão, a cada dia aumente 10 min a sua rotina. No final de um mês já estará estudando 5 horas.
Lembre-se das PAUSAS! Normalmente cometemos dois grandes erros, ou fazemos pausas excessivas ou estudamos por horas sem parar. Nenhum desses dois é adequado. O bom seria realizar uma pausa de 10 min a cada 40 min, porém tome CUIDADOOOO com as distrações: TV, games, sofá, cama.
– Atividade inicial: Ao iniciar uma rotina, é importante estabelecer uma atividade de início, que sinalize ao cérebro que irá começar a estudar. Não há uma atividade especifica, pode ser escutar uma música, tomar banho, fazer exercício, beber água etc. O importante é ela se repetir sempre antes de iniciar o estudo.
– Recompensa: Após terminar seus estudos, busque uma recompensa que lhe traga alegria, felicidade, satisfação. Assim como a atividade inicial, a recompensa será subjetiva para cada pessoa, podendo ser um doce, assistir um filme, navegar na internet etc. APROVEITE ESSE MOMENTO!
– Local de estudo: Estabeleça um lugar “sagrado”! Fique atento com sua organização, tente criar um local para cada objeto, deixando tudo na mesma posição. Foque em deixar apenas os materiais que irá utilizar para estudar. Evite celular e computador que podem lhe trazer distração. Massss.. se você utiliza o celular ou o computador para estudar, utilize esses aparelhos com a internet DESLIGADA.
Aquela notificação de mensagem pode ser muito tentadora. O problema não está na mensagem em si, mas sim no tempo que levamos para conseguir nos concentrar. Nosso cérebro leva quase 10 min a voltar a atenção!
O lugar de estudo não precisa ser o mesmo todos os dias! O importante é manter uma rotina semanal e mensal!!!
O ano está iniciando e muitas metas já foram estabelecidas! Então bora colocá-las em prática!
Bons estudos!
Por Clariana Mazon, Psicóloga CRP 08/20209
Comentários sobre este post