Quando falamos sobre áreas de atuação, muitas vezes acontece uma certa confusão sobre o que seriam essas áreas de atuação, quais características que me fazem ser dessa ou daquela área, e quais cursos pertencem a qual área, ou tantas outras questões que pode contribuir para que tenhamos aquele: “AM?”. Principalmente quando se fala sobre as três grandes áreas. Por isso, resolvi esclarecer algumas questões sobre as nossas três grandes áreas de atuação.
A maioria das profissões são classificadas em uma ou outra área por conta de suas características e também o conteúdo a serem estudados durante o curso, suas funções e objetivos profissionais. Assim temos três grandes áreas, as quais vamos ver a seguir:
Humanas
A área de humanas é nossa maior área de atuação porque é composta por um número extenso de cursos e profissões. Dentro dela encontramos profissões como filosofia, sociologia, pedagogia, jornalismo, publicidade e propaganda, administração, diplomacia, carreira militar, letras, relações internacionais, direito, ciências econômicas, e mais um montão de profissões, que possuem características especificas sobre por exemplo, o contato do profissional com o mundo. O profissional desta área de atuação possui características e habilidades principalmente relacionadas com o contexto social e na relação com o outro. Assim há a necessidade de características como empatia, paciência, bom relacionamento interpessoal, saber dialogar, e aqui é importante a questão de opinar sem imposições e escutar a opinião dos outros sem julgamentos, além de saber trabalhar em equipe. São características que condizem com uma atuação frente ao contato muitas vezes direto a outras pessoas ou grupo de pessoas. O contato do profissional da área de humanas tem esse aspecto mais frequente com outras pessoas e, portanto, deve-se levar em consideração essa questão, também, que foram mencionados anteriormente. Além disso, o trabalho do profissional da área de humanas também se relaciona em algumas vezes aos desejos e objetivos de outras pessoas como por exemplo na arquitetura, ou até mesmo na publicidade e propaganda e jornalismo que são profissões da comunicação, onde se comunica algo a alguém. É uma área onde normalmente você vai precisar ler bastante e refletir também.
Exatas
A área de exatas é o contexto onde encontramos as profissões mais voltadas à tecnologia e a área de cálculos digamos assim. Você encontrará cursos e profissões como Física, Química, Matemática, Astronomia, Engenharias e outros como aqueles mais voltados a tecnologia, por exemplo Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, e outros que surgem a cada dia aí. Assim como na área de humanas, os profissionais dessa área possuem habilidades e características voltadas ao raciocínio lógico por exemplo, pode ter gosto por resolver problemas, pesquisar, e ter a capacidade de criação, tendo afinidade com números e novidades tecnológicas. Por essas características e habilidades, acaba por sendo até que um tanto quanto fácil de observar. Seria meio que, sabe aquele cara que entende mais rapidamente os conceitos da teoria matemática, ou da física por exemplo? Ele tem mais propensão em ser da área de exatas, apesar da galera de humanas também ter a possibilidade de possuir essas habilidades do povo de exatas. Isso é interessante porque todos nós temos várias habilidades que podem estar ou ser correspondentes a área de exatas, o que acontece que as vezes temos mais habilidades em uma ou outra área. Ah, e lembre-se que a pessoa de exatas não vai deixar de ter contato com a humanidade, ela só vai ter um contato maior com os números e cálculos, do que o pessoal de humanas por exemplo, que é mais voltado a comunicação.
Biológicas
Já a área de biológicas é aquela área voltada para o âmbito da saúde, onde o profissional desta área, poderá trabalhar tanto na parte de pesquisa como também no contexto da clínica e hospitalar também. Aqui podemos encontrar cursos e profissões como medicina, medicina veterinária, educação física, psicologia, farmácia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, biomedicina e por aí vai. Tudo que envolve saúde e bem-estar se insere na área de biológicas. Vale dizer que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é o bem-estar físico e mental e não apenas ausência da doença. Assim como na área de humanas, algumas características são realmente imprescindíveis para o trabalho do profissional da área da saúde. Dentre elas podemos citar empatia e muita empatia, paciência e muita paciência. Uma vez que você está em sua maioria trabalhando com outras pessoas e também com suas expectativas, suas frustrações, medos, e esperanças, ter empatia e paciência acaba por ser extremamente necessário. E já que falamos de empatia, imagine você indo a um profissional da área da saúde a espera de entender o que está acontecendo com a sua pessoa, por exemplo, você espera algo que pode ser positiva ou negativa, então precisamos pensar que a mesma forma que você gostaria que um desses profissionais te possibilitasse um diagnóstico, é aquela forma que você enquanto profissional poderá atuar.
Bom, como você viu, muitas profissões podem ser encaixadas em uma ou outra área de atuação, mas existem outras que não são acolhidas especificamente por uma ou outra, porque depende também da função e objetivo da profissão.
Espero que tenha sido possível entender um pouco mais sobre as áreas de atuação, e lembrando que dentro da área de humanas também se encontra as profissões artísticas como Dança, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Fotografia e tantas outras.
Ah e uma dica, procure saber as características que são importantes para exercer a profissão que você pretende também. Saber delas possibilitara que você observe-as em si mesmo, se elas existem ali ou não, se são suas dificuldades ou facilidades. Assim poderá trabalhar com elas para que sejam desenvolvidas ou que evoluam e te auxiliam tanto durante a graduação como na prática profissional. #ficadica
Abraços e até a próxima
Por Alessandra de Freitas – Psicologa (CRP 08/23582)
Comentários sobre este post